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Por Thaddeus Metz*
Albert Camus foi um pensador franco-argelino do século XX que ganhou o Prêmio Nobel por suas obras literárias. Atualmente, é seu romance A Peste que naturalmente tem recebido atenção. Neste ensaio, em vez disso, considero o que o clássico filosófico de Camus, O Mito de Sísifo, revela sobre o status de nossas vidas com a COVID-19.
Em O Mito de Sísifo, Camus aborda um conjunto de questões filosóficas sobre como avaliar nossas vidas, incluindo se a vida vale a pena ser vivida, como a vida é absurda e o que poderia torná-la significativa. Camus responde a essas perguntas refletindo sobre a imagem de Sísifo, uma figura mítica da Grécia antiga.
Sísifo tratou alguns dos deuses desrespeitosamente, então Zeus, o rei dos deuses gregos, o puniu fazendo-o rolar uma pedra pesada até uma grande colina pela eternidade. Cada vez que Sísifo levava a rocha ao topo da colina, ela rolava de volta para o fundo, ponto em que Sísifo rolava a rocha de volta para o topo, apenas para vê-la cair novamente, ad infinitum.
É uma imagem clássica de uma vida absurda e sem sentido. “Nossas vidas são assim?” Camus e muitos filósofos depois dele perguntaram.
Bem, muitos estão perguntando agora, se não perguntaram antes.
Vida com coronavírus
Eu borrifei desinfetante nas superfícies da minha cozinha. Minha pia, geladeira, fogão e máquina de lavar louça estão aparentemente livres de 99,9% de todos os germes conhecidos. Depois de guardar o desinfetante, uso minha cozinha normalmente.
Mais tarde, percebi que o frasco de desinfetante em si não foi desinfetado. O plástico evidentemente retém o coronavírus por até três dias, e eu comprei a garrafa na loja – e quem sabe quem tocou lá? - somente ontem.
Desinfeto toda a cozinha novamente, agora incluindo o frasco de desinfetante.
Falei para meus filhos sobre a importância do distanciamento social, mas permiti que o adolescente fosse brincar com um amigo no parque. Afinal, eles precisam estar a dois metros um do outro para jogar.
Enquanto isso, dois outros amigos mandam uma mensagem para ele e logo se juntam a ele no parque. Uma tempestade vem inesperadamente e, sendo atencioso, ele convida a todos para sua casa ali perto, enquanto eu saio em busca de comida. Chego em casa e encontro quatro adolescentes amontoados olhando para a tela de um computador.
Volto a falar para meus filhos sobre a importância do distanciamento social.
Enquanto estava no carro em um semáforo, usei lenços umedecidos para limpar os botões do rádio, o câmbio e o volante.
Então eu percebo que o próprio lenço agora contém coronavírus, supondo que o vírus estivesse no meu carro. E é claro que minhas mãos estão segurando o lenço.
Eu instintivamente uso outro lenço em minhas mãos novamente, mas então vejo que este lenço, também, que tenho tocado agora terá coronavírus. Como a luz agora ficou verde, continuo a tocar no volante...
Tomei um pouco de licença poética com essas vinhetas, mas espero que soem verdadeiras. Observe que não é apenas no nível individual que se encontram esses padrões, mas também no social:
Parece que depois de cerca de seis a dez semanas de bloqueio, a taxa de transmissão do coronavírus despenca, a ponto de o risco de infecção diminuir. Nesse ponto, os governos naturalmente permitem que as pessoas saiam de suas casas para retomar a vida normal.
Mas é preciso apenas um punhado de pessoas pré-sintomáticas ou assintomáticas de fora para reintroduzir o coronavírus em uma população que, após o bloqueio, não tem. E sabemos quão rápida e amplamente ele se espalha.
Assim que o coronavírus retornar à nossa parte do mundo, nossos governos exigirão novamente que entremos em bloqueio por alguns meses. Então, vamos voltar para a nossa reprise de Friends, conversas artificiais no Zoom e a temida pergunta: “Então, o que é para o almoço?”. A expansão e contração da vida social pode continuar indefinidamente.
Coronavírus e o sentido da vida
Uma parte do problema de Sísifo é que sua vida é repetitiva. Ele apenas rola uma grande pedra.
Outra parte de seu problema é que sua vida não tem sentido. Ele nunca consegue nada com seu rolamento de pedra.
Outra é que Sísifo é obrigado a rolar a pedra. Zeus não lhe deu outra opção.
E, então, Sísifo certamente está entediado.
Ao contrário de uma pedra grande, o coronavírus é muito pequeno e, no entanto, nossa luta contra ele é precisamente uma tarefa de Sísifo: não temos escolha a não ser empurrar o coronavírus para longe, fazendo isso repetidamente, tendo pouca esperança de que isso faça uma diferença real, e estando longe de ser animado pelo processo.
O coronavírus é uma praga não apenas na felicidade que vem com saúde e riqueza, mas também no sentido de nossas vidas, que é algo diferente. Uma questão importante neste ponto, que deixo sem resposta aqui, é como lidar com a perda de significado. Observo apenas que as estratégias não serão as mesmas que melhorar a função pulmonar ou diversificar os ativos do portfólio.
*Thaddeus Metz - Professor de Filosofia, Universidade de Joanesburgo.
Artigo postado em The Conversation e traduzido por Papo de Filósofo®